sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

"SOS Santa Catarina "

Nos últimos dias, passamos a acompanhar o quanto nosso país sofre com a falta de estrutura urbana e a falta de preparo da Defesa Civil. O que acontece em Santa Catarina é simplesmente o reflexo da má atuação dos governantes do nosso querido país. Podemos dizer que os desmoronamentos, avalanches de terra e afins, vem acompanhados de sucessivos erros administrativos, culturais e comunicativos.
Eu digo comunicativos pois a nossa mídia, que deveria cobrar das autoridades atitudes preventivas, simplesmente torna todo o desastre um grande espetáculo. Não sei ao certo se minha vontade é de rir ou de chorar quando vejo por exemplo o repórter de uma grande emissora ao entrevistar um dos militares atuantes, sem ter o que perguntar, sem ter o que indagar, simplesmente perde toda a oportunidade de alfinetar alguns nomes e fazer criticas reais, concluir sua entrevista com a seguinte frase: " Mais uma vez podemos ver a solidariedade do povo brasileiro..."
Definitivamente a solidariedade é muito importante. Porém, não é mais importante que a a atuação firme do Estado, viabilizando resgates, dando abrigo digno aos desabrigados, comida, leito, acompanhamento psicológico. Enfim, respeitando a cidadania.
O que vemos na nossa mídia, é sempre um apelo comovente por parte das grandes emissoras, tentando atrair ao máximo a atenção da massa papagaia de telejornal como vimos no caso da menina mantida refem durante 100 horas onde a "poderosa", nos intervalos dos principais telejornais que tratavam do assunto, dobrou o valor de seu horário comercial. Em outras palavras: lucrou.
O povo precisa aprender a críticar. Saber onde está sendo colocado todo esse amontoado de impostos que estamos acostumados a pagar( que aliás, é o maior de todo o mundo). Deixar um pouco de lado as opiniões editoriais de quem ganha simplesmente para ter idéias atraentes em meio a desastres que poderiam e deveriam ser evitados.
O problema é que ai, esbarraríamos num problema maior que a cidadania do nosso povo...
Os telejornais perderiam seus assuntos mais importantes.. e os comerciais ficariam mais baratos...

o que te resta?

Um comentário:

Unknown disse...

Deveria tentar a carreira jornalística.
Texto mto bem escrito, parabéns.
Bjos..